top of page

COMISSÃO ORGANIZADORA

​

Coordenação geral:

​

PROF. DR.NILTON VARELA HITOTUZI 
PROF. ME. MARIA LUIZA FERNANDES DA SILVA PIMENTEL 
PROF. ESP. KATIA LAIS SCHWADE DE JESUS OLIVEIRA
PROF. ME. MARIA DA CONCEICAO QUEIROZ VALE

PROF. VITOR CARVALHO 
SAMUEL SOUSA DE LIMA 
NIRLANDA FIGUEIREDO DA SILVA 
RAISSA DE SOUZA MENDES
PAULO ELI DE SOUSA ASSUNCAO 
JULIANE TAVARES DE CASTRO 

​

Comitê científico:

​

PROF. DR. NILTON VARELA HITOTUZI 
PROFª. DRA. MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
PROFª. DRA. EDIENE PENA FERREIRA 
PROF. DR. LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO 
PROF. DR. ANSELMO ALENCAR COLARES 
PROF. DR. HELIUD LUIS MAIA MOURA 
PROF. DR. LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
PROF. DR. ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA

​

LOCALIZAÇÃO

​

O II CPROP ocorrerá no Câmpus Rondon da Ufopa e na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

​

​Câmpus Rondon:

https://maps.google.com/?ll=-2.42915,-54.73160&z=18&t=h​​​​

​

UEPA:

Av. Plácido de Castro, 1399 – Aparecida
CEP: 68.040-090

Santarém
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​

Santarém é o segundo município mais importante do estado do Pará e o principal centro financeiro e econômico da região oeste do Pará. Com uma população de quase 300 mil habitantes, é o terceiro município mais populoso do estado. É a sede da região metropolitana de Santarém, tendo em suas proximidades os municípios de Belterra e Mojuí dos Campos. Localizada entre as principais capitais da Amazônia (Manaus e Belém), é conhecida como Pérola do Tapajós.

Fundada em 22 de junho de 1661, é uma das cidades mais antigas da Amazônia. Em 1758, foi elevada à categoria de vila e, quase dois séculos depois, devido ao seu notável desenvolvimento econômico, foi elevada à categoria de cidade em 1948.

​

Alter do Chão
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Alter do Chão está localizada na margem direita do Tapajós, distante cerca de 30 km de Santarém, por estrada pavimentada (PA-457). O acesso por via fluvial leva cerca de 3 horas, através do rio Tapajós. Em Alter do Chão existem belas praias de areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós. A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs. A vila de Alter do Chão não oferece apenas atrativos naturais, mas também a tradicional Festa do Sairé, conhecida por apresentar uma mistura de elementos religiosos e profanos, com grande participação popular. Na vila, existem ainda, áreas para caminhadas ecológicas e áreas com a presença de botos, bem como uma rica e tradicional produção artesanal. Para atender seus visitantes, a vila dispõe de infraestrutura turística e de apoio como: postos telefônicos e de saúde, pousadas, restaurantes e lojas de artesanato. Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais, Alter do Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos que singram o rio Amazonas. Por esta razão, a vila é um importante polo turístico da região.
bottom of page