II Colóquio de Professores de Inglês da Região Oeste do Pará
O ensino de inglês na escola pública face aos desafios do
Brasil na arena internacional
14 a 16 de novembro de 2016 – UFOPA/Câmpus Rondon e UEPA – Santarém/PA

APRESENTAÇÃO
Um dos anseios do Brasil é tornar-se uma potência econômica mundial. Para esse fim, o governo federal tem feito vários investimentos, parte destes em mobilização acadêmica. Uma evidência disso é Programa Ciência sem Fronteiras, cujo número de bolsistas, de todas as camadas sociais, enviados para o exterior já ultrapassa 91.000, desde a sua criação em 2011. A maioria dos países de destino dos estudantes brasileiros são anglófonos; em outros destinos como a Coréia do Sul, por exemplo, a língua de instrução é o inglês. Reconhecida a inegável instrumentalidade da língua inglesa para o alcance desse objetivo brasileiro, é preciso reinventar o ensino de inglês na escola pública, já que estudar no exterior deixou de ser privilégio da elite brasileira. O II Colóquio de Professores de Inglês da Região Oeste do Pará (II CPROP) será, portanto, um espaço de reflexão sobre os desafios de levar os alunos a usarem os sete anos de estudo de inglês na educação básica para adquirir níveis significativos de fluência no idioma.
Além disso, considerando a escassez de eventos voltados para o desenvolvimento profissional de professores de inglês na região norte e a dificuldade que os professores dessa região enfrentam para deslocarem-se a outras regiões a fim de participar de eventos em sua área de atuação, o II CPROP propiciará inúmeros benefícios aos participantes, inclusive: (i) a oportunidade de socialização de pesquisas realizadas em sala de aula;(ii) o desenvolvimento profissional e intelectual; (iii) a ampliação da rede de relações profissionais; (iv) o fortalecimento da identidade e do compromisso profissional; e (v) a contribuição para o debate sobre o ensino e a aprendizagem de inglês na escola pública face ao desafio da internacionalização da educação brasileira.
Em suma, o II CPROP tem por finalidade congregar educadores, educandos e pesquisadores da área da educação em língua estrangeira, além de gestores e representantes de secretarias estaduais e municipais de educação para repensar o ensino de inglês na educação básica face aos desafios do Brasil na arena internacional. Especificamente, o evento tem por objetivo: (a) refletir sobre os desafios do processo de ensino e aprendizagem de inglês na região; (b) discutir políticas públicas de formação inicial e continuada de professores de inglês; (c) incentivar o fortalecimento da identidade e do compromisso profissional do professor de inglês; (d) oportunizar a publicação de trabalhos de professores de inglês; (e) propiciar aos participantes a ampliação de suas redes de relações profissionais; (f) encorajar o desenvolvimento profissional e intelectual dos professores de inglês; e (g) enfatizar a importância da aquisição de proficiência em inglês como fator colaborador para o desenvolvimento socioeconômico do país.
EIXOS TEMÁTICOS
1. Políticas públicas de formação inicial e continuada de professores de Língua Estrangeira/Inglês
2. Ensino de literaturas anglófonas
3. Material didático para o ensino de Língua Estrangeira/Inglês
4. Pensamento crítico e ensino de língua inglesa
5. Semiótica aplicada ao ensino de línguas estrangeiras
6. Motivação e aquisição/aprendizagem de inglês.
7. Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de línguas estrangeiras.
8. Fonética e fonologia no ensino de língua inglesa
9. Práticas transdisciplinares no ensino de Língua Estrangeira/Inglês
10. Estratégias de ensino de línguas estrangeiras.


